Jote-Titac 2009

 

a pedidos bar

  

autor esquartejado

charlessteuck049

crinu e castite2

debates

experimentando NuTE 046

legumes

legume

maqbéte2

maqbéte

os de preto os de branco e os de cores

que cheiro eh esse

premiaçõestrofeumelhormontagem 

: : :  mais fotos em breve : : :

Jote

Abertas as inscrições para o JOTE-Titac 2009

Estão abertas as inscrições para o JOTE-Titac 2009:  Experimentando NuTE, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de julho, em Blumenau.  O termo Jote-Titac significa Jogos de Teatro, Texto, Interpretação, e Técnica nas Artes Cênicas. A proposta é fomentar a produção dramatúrgica e o desenvolvimento cenotécnico local.  Qualquer grupo, ator, dramaturgo pode participar da construção dos espetáculos – desde o roteiro até a encenação.

 A realização do JOTE-Titac 2009 é a retomada de uma iniciativa que teve 13 edições, realizadas entre os anos de 1986 e 1999, pelo já extinto Núcleo de Teatro Escola – NuTE.  A iniciativa deste resgate é do Projeto NuTE Para Todos, que está cartografando a memória do Núcleo. Por isso mesmo, neste ano, o Jote tem como tema de referência, a trajetória do próprio NuTE.

Como o foco é a reconstrução da história do núcleo, os textos e os espetáculos precisam ter relação com o NuTE. A proposta é de que os autores dos melhores trabalhos – em texto, fotografia, imagem-documentário e demais categorias concorrentes do festival – tenham suas obras, ou parte delas, publicadas em livro e/ou em espaço virtual que vem sendo construído a respeito do NuTE.

 Para facilitar o trabalho de autores e grupos a organização está disponibilizando no mesmo site, material sobre o NuTE que pode servir de referência para as produções. Imagens, áudios e vídeos, funcionarão como “disparadores” para o processo criativo. No ato da inscrição também estarão disponíveis às equipes CDs com todo material encontrado sobre o grupo.

 “Num ano em que Blumenau não terá Festival Universitário de Teatro e, no momento em que as memórias NuTE voltam a ser visitadas, através de encontros e entrevistas realizadas pelo projeto NuTE Para Todos, a proposta de realizar novamente um Jote-Titac surge como uma forma de proporcionar um reencontro do teatro local com a trajetória do NuTE, bem como de estimular e fomentar a produção de teatro local. A edição 2009 do evento, “Jote Titac: “Experimentando NuTE”, pretende ainda propiciar a geração de devires e discussões sobre o NuTE, que contribuirão direta ou indiretamente para a construção do roteiro do livro”, explica o coordenador do Projeto NuTE para Todos, Édio Raniere.

 Como funciona o Jote

 Dramaturgos podem concorrer com textos, que serão utilizados nas montagens. Os textos devem ser enviados até o dia 10 de julho, e ter o tamanho máximo de duas laudas. O material será avaliado por um júri qualificado. Os textos selecionados serão sorteados e distribuídos às equipes inscritas para sua respectiva montagem.

Cada  equipe deverá ser composta por no mínimo 3 integrantes. As inscrições das equipes vão até o dia 10 de julho. Os componentes deverão assumir as funções de diretor, roteirista, ator, cenógrafo, iluminador, etc. e realizar a montagem do texto recebido em menos de 3 dias.  

 Os Jogos acontecerão entre os dias 16 e 19 de julho na Fundação Cultural de Blumenau.  No dia 16, às 20h, os textos selecionados serão sorteados e distribuídos a cada equipe.  Cada grupo terá até o dia 19 para finalizar o espetáculo e apresentá-lo, neste mesmo dia. As exibições acontecerão na Fundação Cultural de Blumenau, no domingo, dia 19. O evento será aberto ao público, os ingressos no valor de R$ 5,00, darão acesso a todos os espetáculos, serão vendidos pelas próprias equipes inscritas no festival e terão a finalidade de ajudar a subsidiar os gastos com a montagem de seus espetáculos. O evento não tem fins lucrativos. 

 JOTE-Titac

Data do evento: 16 a 19 de Julho de 2009

Local: Fundação Cultural de Blumenau

  

Aqui ::: o regulamento!

E aqui::: os disparadores!

 

Observação:  Nos dias 9 e 10 de julho a Ana Paula estará em horário comercial na Fundação Cultural de Blumenau recebendo incrições dos grupos que desejarem fazê-la pessoalmente.

Realização: Projeto NuTE Para Todos

Co-realização:  iPensa, Liquidificador, Opioptico, Furb, Fundação Cultural de Blumenau

Anúncios

15 responses

4 06 2009
Jote Titac – Projeto NUTE para Todos! « Libidinagens

[…] mais informações aqui. […]

19 06 2009
Claus

Que excelente iniciativa. Participei de algumas edições, e o resgate dessa importante iniciativa é essencial para o contexto cênico/cultural/intelectual de nossa memória.
Seria muito legal o próprio rescussitar desse projeto, como novamente um evento anual.
Parabéns a quem teve essa iniciativa.
Claus.

20 06 2009
Édio Raniere

salve; Claus; há um bom tempo estamos procurando contato seu; que bom que nos encontrou; gostaria muito de entrevistá-lo; saber de suas memórias-nute; poderias deixar um e-mail; telefone para contato? se preferir pode escrever para nuteparatodos@gmail.com

8 07 2009
Julho da artes | Controversas & Pitorescas

[…] JOTE TIC-TAC – A loucura da artes cênicas está de volta. Os jogos de Teatro consistem na criação de espetáculos em poucos dias. Os grupos e dramaturgos que quiserem participar devem enviar os seus trabalhos até esta sexta-feira. A montagem e a apresentação dos espetáculos ocorrerão entre os dias 16 e 19 de julho, na Fundação Cultural de Blumenau. Mais informações no site do projeto. […]

14 07 2009
Je

Aiii que vontade, Beijos em todos e baldes de merda nesse jote titac.

Saudades mil.

19 07 2009
Gi Marcilio

Nem Acredito q o Jote está de volta…
Pena não estar por perto para poder curtir esse momento com vcs….

23 07 2009
JOTE – TITAC “EXPERIMENTANDO NuTE” «

[…] Jote-Titac 2009 […]

19 08 2009
iran / nira

[…] também acho […]

15 08 2009
giba de oliveira

A PEDIDOS por Velho da Horta

(Ao entrar na platéia o público encontra no palco um músico com seu violão, Ele está ao fundo na direita sentado sobre uma simples banqueta tocando e cantando a música TERRA, de Caetano Veloso. Numa mesa mais deslocada, a direita baixa, sob um foco de luz, estão sentados Luciano e Francisco. Observam o músico até o final da música. Os dois estão em silêncio entorpecidos mas NÃO estão embriagados, ora fumando, ora bebendo. Aliás, fumam muito.)
Músico – A pedidos. (Começa a dedilhar a próxima música: CÁLICE, de Chico Buarque de Hollanda.)
Francisco – A Pedidos!? Porque ele falou isso?
Luciano – Porque alguém pediu.
Francisco – Foste tu?
Luciano – Fui eu.
Francisco – Tu és um merda mesmo! Essa música se chama Cálice.
Luciano – Foda-se.
Francisco – Cálice.
Luciano – Tá. E esse Festival?
Francisco – JOTE TITAC? Jogos ! Jogos!
Luciano – Jogos. Certo…o que acontece? É um tipo RPG?
Francisco – Tu parece criança poxa! Trata-se de um concurso cênico de cunho cultural onde grupos e autores participam. Os grupos com seus elencos e técnicos e os autores por sua vez com seus textos…tendeu?
Luciano – Putz! Tá parecendo Telecurso segundo grau explicando uma soma de quadrados.
Francisco – Então faz o seguinte, o seu merda.
Luciano – Faz o que?
Músico – Um minuto de intervalo e voltamos já.
Francisco – Caraiu…na horinha né? Vai meu filho vai…vai lá…
Luciano – Porra cara! Tú não ías falar de uma peça de teatro que tu ías escrever?
Francisco – Vou falar…calma.
Luciano – Tô calmo.
Francisco – Então.
Luciano – Vamu lá…
Francisco – NuTE.
Luciano – Hã???? Que é isso?
Francisco – Aí não vai dar…Tu és muito ignorante porra!
Luciano – Fala aí cacete! Eu sou bom em entender as coisas.
Francisco – Entende nada. De Cultura tú não entendes nada.
Garçon – (Aparecendo de repente. Trata-se do músico disfarçado) Mais alguma coisa?
Luciano – Hã???? Deixa eu ver…péraí… Tu saberias me dizer, por um acaso do destino, o que significa a palavra NuTE?
Garçon – Pois não: O Núcleo de Teatro e Escola fundado Núcleo de Teatro Experimental por Alexandre Venera dos Santos em 1984 tendo muitos e importantes colaboradores durante vários anos em que atuou na Sociedade Dramático Músical Teatro Carlos Gomes de Blumenau, é, foi e continua sendo uma das maiores correntes artísticas legítimas do sul do Brasil…
Luciano – Hã?
Garçon – É servido com molho Madeira, batata frita e salada. Mais alguma coisa?
Francisco – Deixa ele. O lance é o seguinte Luciano…
Luciano – Fala aí Francisco…
Francisco – Decorou o nome né?
Luciano – Fala da tua peça caralho.
Francisco – Então…vamos supor o seguinte: Aí o negócio consiste em vc escrever um texto. E eu escreví um.
Luciano – Sim…adiante…
Francisco – É assim ó. (Black-out) Hummmmmm, acabou a luz. (O cenário muda de lugar em 90 graus. A luz volta. O músico volta.)
Músico – Desculpem a falha técnica. Com vcs uma música da nossa querida Juliana Muller.
Francisco – Nossa ! Sou tarado nessa mulher.
Luciano – Se concentra porra!
Francisco – Mas ela é gostosa.
Luciano – Pensa no Tadeu.
Francisco – Aí tu forças a amizade. Tu sabes que o véio Tadeu é gênio…
Luciano – Dizem que o Tadeu é um Bruxo.
Francisco – Parece que bebe. Mas tá. Lá vai… É assim ó: O cara é um detetive que vai narrando os acontecimentos num gravador, como se descrevesse uma cena.
Luciano – Como seria?
Francisco – Fique atento… A luz se apaga…ele está com uma lanterna. Respira ofegante…(Enquanto vai falando a luz muda e ele assume a personagem do detetive. Existe muita fumaça no ambiente agora. Ele carrega uma arma com uma das mãos e com a outra empunha uma lanterna.) Vejo um caminho por aqui. Vou seguir em frente. Está bem nublado. Aqui termina a trilha… estou ouvindo um ruído, acho que é um riacho. Há uma pequena represa aqui. Está bem escorregadio. mas está relativamente fácil de…Tem alguém aí? Tem alguém aí? Escutei sons de passos mais adiante…Parado! Parado eu já disse! Parado ou eu atiro! Ele está fugindo… (Anda por entre a platéia lentamente com a arma e a lanterna…a fumaça em abundância continua. Logo se pode ver três lanternas em meio a escuridão, sendo duas na platéia, de lados opostos e outra no palco. Francisco fala para a segunda lanterna na platéia.) Quem é vc? Fique parado! Bote sua arma no chão junto com a lanterna. Agora!!!!!
Luciano, que agora é outro – Calma! Sou amigo. Não atire. Calma, por favor calma.
Francisco – Quem é vc?
Luciano – Um amigo.
Francisco – O que vc fazia na casa de Elizabeth?
Luciano – Elizabeth? Eu fui avisa-la… alguém está tentando matar Elizabeth. (Ouve-se um tiro. A terceira lanterna sai correndo em disparada. Luciano cai no chão.)
Francisco – Nããão.
Luciano – Eu amava Elisabeth…jamais faria mal a ela.
Francisco – Quem a queria morta? Diga o nome.
Luciano – Lorival.
Francisco – Nãããããooooooo. (Novo Black-out. Ao voltar a luz o cenário está totalmente invertido. Músico em sua banqueta e os dois amigos sentados a mesa. Música: Águas de março, de Tom Jobim).
Luciano – E aí? Acabou? Ele morre e o bandido foge?
Francisco – A arte imita a vida meu amigo.
Luciano – Tu estas mentindo. Tu nunca dirias uma besteira dessas.
Francisco – Tens razão. Mas somos artistas. Vivemos em mundos onde tudo é possível, posto que é feito de idéias, de imaginação, sons e imagens. Cores e formas.
Músico – E poesia. Átomos. Núcleos!
Francisco – Isso mesmo. E poesia, porque trata-se de uma homenagem ao belo, ao fundamental nas nossas vidas. Pra alimentar nossos espíritos. Já tão sofridos.
Luciano – E como será o título?
Francisco – Eu não faço a menor idéia. (Ficam os dois em silêncio contemplativo.)
Músico – A pedidos. (With Or Without You, do U2. Os dois se olham interrompendo o fluxo de cigarros. A luz vai saindo em Fade Out. O cenário gira e agora todos estão de costas com uma luz contra muito tênue. Os dois continuam gesticulando na mesa como se conversassem. O músico continua.)
Queremos agradecer as pessoas que fazem o mundo brilhar: Alexandre Venera dos Santos, Wilfried Krambeck, Carlos Crescêncio dos Santos, Pépe Sedrez, Sílvio da Luz, Giba de Oliveira, Niralcí Ferreira, Rosane Magaly Martins, Tânia Rodrigues, Antônio Leopolsky, Janice Penzzotti, Jeniffer Penzzotti, Klaus Jensen, Tadeu Bittencourt, Édio Ranieri, José Aparecido da Silva, Juliana Muller, Leonel Campos, Wladimir Juliano Treiss, Cristiane Muller, José Ronaldo Faleiro, Otto, Álvaro, Tanise, Diogo, Pollyanna Maria da Silva, Andrea dos Santos, Polly Vendrami, Kadu, Nassau de Souza, Douglas Zuninno, Janaína, Gabriela, Luciana May, Denniz Radunz, Jucélia Zimmermann… (aqui poderão ser incluidos outros nomes que provavelmente foi omitido por puro esquecimento. Na saída da platéia essa relação deverá ser entregue com a ficha técnica do elenco.). FIM.

6 11 2010
Jucélia Zimmermann

Gente Maravilhosa. Todos vcs! Desejo muita luz, sucesso e saúde para todos! Parabéns pelo trabalho de todos. beju grande nos corações. Ju.

16 08 2009
Silvio da Luz

Puta Homenagem é um filme na cabeça, estou velho mesmo com a emoção na flor da pele. Que alegria poder ter participado dessa história e de outras que virão.

Um Forte Abraço e um Doce Beijo meus Amigos!

Silvio da Luz

8 02 2010
Anna Paula Moser Mongconãn

Queremos Jote Titac 2010!!!

1 04 2010
Édio Raniere

Oi Ana; olha, ouvi de fonte segura que está pra rolar um jote em 2010; no que precisarem da gente, estamos aí; bjss do édio

24 02 2010
Milu

Q maravilha, esta iniciativa…Também faço parte desta história…Adorei!!quantas lembranças maravilhosas tenho do Nute…

1 04 2010
Édio Raniere

Oi Milu; muito obrigado; fico contente que tenhas curtido nosso projeto; de que fase do nute vc participou? bjss do édio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: